

MUSEU OMULI
Tipologia
Concurso: Restauro e modernização multifuncional
Localização
Omuli, Letônia - LV
Ano
2021
Metragem
785 m²
Status
-
Parceiro
Arq. Lucas Natan
Este projeto de restauração preserva a história e arquitetura de um antigo edifício escolar, criando um espaço multifuncional que une arte, cultura e turismo. Uma fusão inspiradora entre o antigo e o novo!






.jpg)
A centelha inicial para este projeto de restauração surgiu das características do edifício escolar existente. Um local onde diferentes pessoas se encontram, trocam ideias e aprendem umas com as outras – cujo enriquecimento é alimentado pela diversidade de seus participantes.
O objetivo principal é, portanto, preservar a maioria dessas características, especialmente o auditório como elemento central, refletindo sua multifuncionalidade sociocultural.
Considerando o patrimônio e a história do edifício, propõe-se uma restauração cuidadosa que pode ser realizada em três etapas.
De maneira simples, mas eficaz, o espaço utilizável é maximizado. Assim, a arquitetura contemporânea se funde perfeitamente com a perspectiva tradicional.
Ao integrar o ambiente natural, uma expansão destacará a antiga escola tanto funcionalmente (como museu) quanto arquitetonicamente, criando um novo ponto de inspiração para toda a região. A fusão do charme antigo e novo tem o potencial de se tornar uma atração turística, ampliando horizontes além da região local.
O edifício foi remodelado para abrigar, no térreo, uma grande área de recepção envidraçada com um jardim de inverno e uma escada de aço Corten que leva ao primeiro andar. Esses elementos contrastam com as belas portas de madeira do auditório e a charmosa área do restaurante. No andar privado, há um apartamento para o zelador do edifício e um ateliê temporário para artistas.
O andar superior é dividido em três áreas: uma para workshops, uma para hospedagem com sete quartos de diferentes tipos e uma área comum com zona de relaxamento e sauna. No edifício de expansão (não ilustrado), além da área de exibição do museu do cavalo, há um módulo temporário de apartamentos para artistas que desejam se inspirar na história e na beleza da região.
A principal motivação para o desenvolvimento deste projeto foi convidar as pessoas a aproveitar a beleza da região, do edifício histórico e da cultura.






